Edição JUL / DEZ - 2011

      

      No texto intitulado “Reflexos do Eu”, Tânia Graciele retrata a angústia solitária e dolorida das noites frias. A questão existencial que centraliza o texto nos remete à “dificílima dangerosíssima viagem de si a si mesmo” de que fala Carlos Drummond de Andrade, no poema “O Homem; As Viagens”. Considerando outros tipos de viagem, na oitava edição da Revista Encontros de Vista, Alexandre Vieira da Silva Melo, graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Amanda Brandão Araújo, estudante do curso de Especialização em Literatura Brasileira pela FAFIRE; Cláudia Roberta Tavares Silva, professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Diego José Alves Alexandre e Severino Rodrigues da Silva, graduandos em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Jaciara Josefa Gomes, doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e professora da Universidade de Pernambuco (UPE)/Garanhuns; Luiz Antonio Zancanaro Junior, mestrando em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Santa Catarina e Daniela Bieleski, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Severino Rodrigues e Diego Alexandre, bolsistas voluntários do Programa de Iniciação Científica (PIC/CNPq/UFPE); Shirlei Aparecida Doretto e Adriana Beloti, professoras colaboradoras do Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM; Tarcísia Travassos, doutora em Linguística  pela Universidade Federal de Pernambuco e professora SEDUC/PE – FMGR, e Claudemir dos Santos Silva,  tutor virtual do Curso de Letras à distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aceitaram o desafio de viajar por diferentes searas acadêmicas e de suscitar reflexões que perpassam as relações entre o EU e o OUTRO, no exercício pleno, dinâmico e criativo da linguagem em suas múltiplas faces.
     Em Sherlock Holmes, Karl Marx e a Comuna de Paris invadem a sala de aula: ensinando história por meio da literatura, Alexandre Vieira da Silva Melo analisa um romance com base na Nova História Cultural e seu uso na sala de aula, colocando em correlação História e Literatura. Amanda Brandão Araújo, no artigo As reescrituras de “Sarapalha”: da roça ao mundo cyber, discute as reescrituras do conto roseano Sarapalha, através dos textos de Amador Ribeiro Neto (Caso na Roça), Bernardo Ajzenberg (O Vapor da Pedra) e Geraldo Maciel (Os Primos). Cláudia Roberta Tavares Silva, no artigo Língua, texto e sujeito: tríade fundante da produção de sentido no ambiente escolar, centra a atenção na leitura no ambiente escolar, tomando por base três elementos fundamentais: língua, texto e sujeito. Diego José Alves Alexandre e Severino Rodrigues da Silva, no artigo A constituição da autoria nas ciências exatas e humanas, têm como objetivo analisar as marcas linguísticas através das quais os autores-pesquisadores, no momento da produção acadêmica, dialogam com a alteridade. Jaciara Josefa Gomes, no artigo Reflexões sobre os rumos e desafios da escrita: da teoria à prática, promove uma reflexão crítica (teórica e prática) sobre os rumos e desafios do ensino da escrita no Ensino Fundamental I. Luiz Antonio Zancanaro Junior e Daniela Bieleski, no artigo Processo de mudanças na língua brasileira de sinais em Santa Catarina: uma análise comparativa, abordam a questão da mudança lexical na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Severino Rodrigues e Diego Alexandre, no artigo A escrita acadêmica na área de física: modalização e expressão da subjetividade, observam como os autores-pesquisadores do discurso acadêmico do curso de Física exprimem a sua presença nos três gêneros dos principais degraus da formação universitária: monografias de conclusão de curso, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Shirlei Aparecida Doretto e Adriana Beloti, no artigo Concepções de linguagem e conceitos correlatos: a influência no trato da língua e da linguagem, objetivam detectar as diferentes concepções que permearam e permeiam o ensino de Língua Portuguesa e os documentos oficiais que retratam as principais tendências linguísticas de cada período e orientam, oficialmente, o trabalho com a linguagem nas escolas. Tarcísia Travassos, no artigo Aspectos funcionais e organizacionais do gênero capa de jornal, analisa as características do gênero capa de jornal, por meio de exemplares de capas do Diário de Pernambuco. Por fim, Claudemir dos Santos Silva, na resenha intitulada As multifaces da literatura: sua indispensável presença formando cidadãos crítico-reflexivos, comenta o livro O que é Literatura, de Marisa Lajolo, publicado em 1984 pela Brasiliense.

     Assim como Tânia Graciele nos remete à introspecção, sem a dor e a aflição próprias do crescimento humano, retratadas no texto, mas com o engrandecimento promovido pelas reflexões e releituras de si, a Revista Encontros de Vista busca a renovação e virá no próximo número com mudanças. Saem da função de Editoras Mari Noeli Kiehl Iapechino e Valéria Severina Gomes, para que Fábio Cavalcante de Andrade e Sandra Helena Dias de Melo, como novos Editores, deem continuidade a outros Encontros de Vista.

 Mari Noeli Kiehl Iapechino
 Valéria Severina Gomes   

OBS: Os artigos abaixo estão em formato .PDF e só poderão ser visualizados com o aplicativo visualizador de PDF; caso não o tenha instalado em seu computador, você poderá baixá-lo, gratuitamente, clicando aqui

Para salvar os artigos em seu computador, clique, com o botão direito de seu mouse, sobre o link do artigo desejado e, em seguida, clique em SALVAR LINK COMO

Artigos:

SHERLOCK HOLMES, KARL MARX E A COMUNA DE PARIS INVADEM A
SALA DE AULA: ENSINANDO HISTÓRIA POR MEIO DA LITERATURA

Autor:Alexandre Vieira da Silva Melo


AS REESCRITURAS DE "SARAPALHA": DA ROÇA AO MUNDO CYBER
Autora:
Amanda Brandão Araújo
LÍNGUA, TEXTO E SUJEITO: TRÍADE FUNDANTE DA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO
AMBIENTE ESCOLARS

Autora:Cláudia Roberta Tavares Silva

A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA NAS CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS
Autores:Diego José Alves Alexandre
               Severino Rodrigues da Silva

REFLEXÕES SOBRE OS RUMOS E DESAFIOS DA ESCRITA:
DA TEORIA À PRÁTICA

Autora: Jaciara Josefa Gomes

O PROCESSO DE MUDANÇAS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM
SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autore(a)s:Luiz Antonio Zancanaro Junior
                    Daniela Bieleskia

A ESCRITA ACADÊMICA NA ÁREA DE FÍSICA: MODALIZAÇÃO E
EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE

Autore(a)s:Severino Rodrigues
                    Diego Alexandre


CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CONCEITOS CORRELATOS: A
INFLUÊNCIA NO TRATO DA LÍNGUA E DA LINGUAGEM

Autoras:Shirlei Aparecida Doretto
               Adriana Beloti

ASPECTOS FUNCIONAIS E ORGANIZACIONAIS DO GÊNERO
CAPA DE JORNAL

Autora:Tarcísia Travassos


Resenha: